O Verdadeiro Ecoturismo



Ecoturismo em Brotas.

O ecoturismo é a atividade que mais cresce, cerca de 20% ao ano em relação ao turismo convencional, transformando-se num dos mercados mais promissores, principalmente em países com reservas naturais, como os da América Latina. E isso não é novidade, mas seu desenvolvimento não tem acompanhado a prática da educação ambiental. Temos visto o contexto do ecoturismo diretamente ligado à cultura do consumo, que obedece à lógica da busca incessante pelo lucro.

Cachoeira Cristal - Brotas SP
Se o ecoturismo não for planejado corretamente, o seu desenvolvimento está fadado ao fracasso econômico e à degradação social e ambiental. Porque a base que sustenta o negócio, é o ambiente natural e sua cultura, se esse recurso não permanecer, não haverá interesse de visitação. A sustentabilidade envolve uma criteriosa utilização destes recursos, estratégias devem ser buscadas para diagnosticar as atividades econômicas locais, visando a sua diversificação para a melhor geração de renda e emprego, com a devida manutenção do equilíbrio ambiental.

Os pacotes ecoturísticos comercializados hoje, fazem mau uso do prefixo “eco”, ele funciona como um sedativo para a consciência dos consumidores. O uso mercadológico do “eco” atua como uma nova roupagem para o que já existia. Tudo agora é eco. Postos de gasolina ecológicos, ecoresorts, ecoempreendimentos, programas de ecoeficiência.

Muitas operadoras turísticas têm se utilizado do ambiente natural apenas como cenário para a realização das atividades de turismo convencional. Essa prática reforça a fragmentação da compreensão do meio ambiente e de suas complexas relações ambientais e sócio-ambientais. A atividade que auxilia o turista no desenvolvimento da consciência da sua existência em equilíbrio com a natureza, visando à manutenção da qualidade de vida das futuras gerações, é ecoturismo.
educação ambiental em Brotas

Esse aprendizado permite que o turista tenha a possibilidade de transformar e renovar seu comportamento cotidiano. A realidade urbana com a qual ele vive passa a ser questionada gerando reflexões sobre poluição, manutenção de áreas verdes, destinação e reciclagem de lixo e qualidade de vida. Assim, essas reflexões irão gerar mudanças no seu comportamento e consequentemente no seu ambiente de origem.

A real atividade de ecoturismo promove infraestrutura segura e profissional, oferecendo e praticando a educação ambiental de forma multidisciplinar com guias especializados.  O desenvolvimento de roteiro diferenciado, associado à transmissão de informações e conceitos, leva a um grande aprendizado, mas o legado maior deixado ao turista é a compreensão e a consciência da importância de se preservar o ambiente natural, a história e a cultura dos lugares de visitação.

ecoturismo em Brotas
O desenvolvimento sócio-econômico sustentável de uma região deve ser o objetivo maior do turismo. E isto só acontecerá se houver investimentos na capacidade da comunidade em se preparar para recebê-lo. O envolvimento da comunidade deve ser desde a fase de planejamento, participando e auxiliando na tomada de decisões sobre que tipo de ecoturismo deve ser desenvolvido e quais as suas necessidades e expectativas. Os benefícios para a comunidade somente virão com investimentos na economia local, na infraestrutura básica de saneamento, educação, saúde e o seu efetivo envolvimento na capacitação profissional para o turismo.

O ecoturismo não é somente "verde", mas também menos nocivo culturalmente, e menos explorador que o turismo convencional, prostituição, drogas são subprodutos do turismo convencional, o ecoturismo se esforça para ser respeitoso culturalmente e ter o mínimo impacto possível tanto no meio ambiente como na população.  Isto não é fácil, visto que na maioria das vezes envolve comunidades pequenas e isoladas, com pouca experiência com turistas, envolvendo uma relação desigual de poder entre o visitante e a comunidade.

Parte em ser um ecoturista responsável implica no aprendizado anterior, dos costumes locais, respeito aos códigos de conduta social, esteja você sozinho ou como parte de um grupo organizado. Resumindo, praticar o ecoturismo é vivenciar o lugar, conhecer as pessoas, respeitar seus limites. É desprender de certos valores pré-estabelecidos para um aprendizado maior, e isso não tem preço.

Texto: Eva Santana
Fotos: Luciana Pires de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário