BROTAS


Brotas fica no centro do Estado de São Paulo numa posição geográfica privilegiada, o que ajudou a destacar-se como destino turístico frente ao principal mercado consumidor.

Foto: |Ju de Francisco
Historicamente sempre esteve ligada à produção rural, teve seu destaque no século XIX com a cultura de café. Com o declínio do mesmo, muitos foram embora e a cidade estagnou, não havia indústrias apesar dos anseios da população.

No início da década de 90 houve interesse de instalar um curtume no município para gerar emprego e renda, mas o impacto ambiental seria grande.

Foto: Tadeu Fessel
Foi quando algumas pessoas da comunidade, que já lideravam o CONDEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente) criou um movimento de resistência a essas indústrias poluidoras, se reuniram enquanto Sociedade Civil Organizada e surgiu a ONG Movimento Rio Vivo, responsável pelo início de todo processo turístico de Brotas. Esta por sua vez reúne características bastante significativas no que se refere aos recursos naturais.

Seu maior patrimônio é o Rio Jacaré Pepira um dos poucos rios ainda não poluídos do Estado, seus recursos naturais aliados ao incremento de produtos e serviços turísticos tornaram a região referência nacional em turismo de aventura e natureza. 

Rafting no Rio Jacaré Pepira. Foto: Paulo Salles de Oliveira